O Centro de Pesquisas Clínicas em Oncologia (CPCO) é um departamento do Serviço de Oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) que iniciou suas atividades em 2008. O HECI-CPCO é resultado da parceria existente entre o Hospital Evangélico e a ONCOSUL – Oncologia Sul Capixaba Serviços Médicos Ltda. A mesma parceria levou à criação do Instituto de Oncologia Sul Capixaba (IOSC) em 2003.
O HECI é uma instituição privada de caráter filantrópico que presta serviços médicos à população do sul do estado do Espírito Santo, que compreende cerca de 600 mil pessoas e tem Cachoeiro de Itapemirim como cidade pólo. Pela variedade de serviços oferecidos em quase todas as especialidades médicas, que incluem residência médica em várias especialidades e equipamentos de última geração, e pela destacada capacidade técnica de seu corpo clínico, o HECI é classificado como Unidade Hospitalar de Alta Complexidade.
O IOSC é uma extensão do Serviço de Oncologia do HECI que tem por objetivo proporcionar um local apropriado para o atendimento de pacientes oncológicos de convênios e particulares. Contando com uma equipe multidisciplinar, o HECI-IOSC desenvolve estratégias de tratamento adequadas às necessidades individuais dos pacientes.
O HECI-CPCO foi concebido de forma a aproveitar a capacidade técnica e a infra-estrutura física, logística e operacional do HECI e do IOSC para a condução de pesquisas clínicas de fase II, III e IV em parceria com indústrias farmacêuticas e de biotecnologia, organizações representativas para pesquisas clínicas (ORPC), universidades e centros de pesquisas do Brasil e do exterior.
Ser reconhecido em níveis nacional e internacional como um Centro onde a Pesquisa Clínica é realizada de acordo com as regulamentações e princípios éticos recomendados, produzindo resultados experimentais confiáveis.
Proporcionar aos pacientes a possibilidade de tratamento com novos protocolos e produtos terapêuticos, através da participação em pesquisas clínicas que atendem princípios éticos e científicos, e proporcionar aos patrocinadores a geração de dados de alta qualidade sobre os produtos e protocolos testados.
- Educar a comunidade em geral sobre formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer;
- Promover a pesquisa clínica no serviço de atenção primária ao paciente oncológico;
- Permitir a participação de pacientes em estudos sobre terapias de combate ao câncer não disponíveis ao público em geral;
- Gerar dados de pesquisa de alta qualidade para contribuir com o desenvolvimento de novos medicamentos e estratégias para o tratamento do câncer.